sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Análise: Gran Turismo 5

Bem, como eu havia dito irei falar sobre o Gran turismo 5. 
Direi o que foi ou não aprovado no jogo:

Aprovado

Sistema de realismo na pista:

A física próxima à realidade é o maior destaque de todo o jogo, o que é fortemente sentido na jogabilidade. Sendo assim, até mesmo quem não se interessa pelo género de corrida ou simulação vai se admirar e gostar da maneira mostrada no jogo.

O maior exemplo disso é a dificuldade para realizar curvas em alta velocidade. Ainda que seja possível adicionar uma linha guia na tela para indicar o momento exato de frear, é preciso muita habilidade no volante para conseguir isso sem perder algumas posições.Esse nível de realismo também é sentido nos controles. 

A pressão aplicada ao botão é igualmente sentida na aceleração do veículo. Quanto mais forte você apertar, maior será a velocidade obtida. Apesar de isso facilitar em longas retas, qualquer perda de concentração na direcção pode ser fatal.


Conteúdo ilimitado:

Sem qualquer exagero, há muita coisa a ser feita em GT5. São tantos recursos e opções, ainda que a interface do menu principal seja incrivelmente limpa, simples e completamente em português, que já é difícil decidir por onde começar.



Entre os vários circuitos apresentados, há aqueles criados exclusivamente para o jogo, assim como autódromos reais e áreas urbanas de cidades famosas. A novidade, entretanto, fica por conta das trilhas de rally, das estradas com neve, da possibilidade de progredir com um carro de Nascar, com diversos Stock Cars e com a possibilidade de manusear um carro de Formula 1.



As corridas e campeonatos do A-Spec trazem mais variedade ao game, principalmente por exigirem condições específicas nas diferentes categorias. Certas competições só aceitam carros de determinada nacionalidade, enquanto outras exigem veículos fabricados até certo ano. Isso impede que você se torne especialista em apenas um tipo de direção, forçando-o a experimentar outros tipos de modelos, além de aumentar sua garagem.

Já o B-Spec funciona de modo semelhante, mas tira o jogador do volante para colocá-lo nos bastidores. Apesar de não ser um modo para qualquer pessoa, é divertido incorporar um chefe de equipe e dar ordens ao seu piloto. Controlados pela inteligência artificial, é preciso saber utilizar os comandos com a personalidade de cada corredor para obter um bom resultado.

No entanto, a maior novidade está nos chamados Eventos Especiais, que contêm vários modos inéditos e que trazem uma variação muito maior à jogabilidade. É o caso dos karts, apresentados em uma série de vídeos anteriores ao lançamento de Gran Turismo 5.

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para ter acesso a materiais mais competitivos e provas mais valiosas, é preciso progredir sua carreira até altos níveis, além de equipar seu carro com os melhores equipamentos do mercado. Enquanto não possui habilidade e dinheiro o suficiente para isso, tem de se virar com o que tem. É isso que vai tornar o jogo mais interessante.

Gráficos e que gráficos:

Desde que a Polyphony Digital divulgou as primeiras imagens de Gran Turismo 5, tivemos a certeza de que o game seria extremamente focado em detalhes. Basta pilotar um dos carros Premium ou entrar em uma das pistas para ver que o charme do título está exatamente em pequenos detalhes.


A multidão também faz sua parte. Eles podem parecer bonecos de papelão atrás das paredes e que estão ali apenas fazer volume. A torcida que vai acompanhar as corridas se move, fotografa e até mesmo segue com a cabeça os automóveis na pista.

isso é tão verdadeiro que o tempo de cada volta no game corresponde com diferença de centésimos de segundos ao real. Sendo assim, a experiência de correr em qualquer pista de Gran Turismo é praticamente a mesma do que os pilotos de verdade sentem.

Os carros, recebem um tratamento especial. Além das animações muito bem feitas, há o chamado Photo Mode. Ao pausar a reprodução de qualquer replay, você entra em um menu especial que funciona como uma verdadeira câmera fotográfica.

Até mesmo nas partes menos trabalhadas é possível perceber que tudo está muito bem feito. Das formas onde os objetos surgem no horizonte de repente, é quase inexistente. As texturas do asfalto, de construções e até mesmo da vegetação na borda da estrada conseguem ser realmente fiéis, apesar de possuírem algumas falhas de resolução.

Reprovado

O lado obscuro dos gráficos do Gran Turismo 5 

Se a área Premium de Gran Turismo 5 é encantadora, o que dizer da linha Standard? Por ter sido extraída do Playstation 2, nem mesmo o tratamento utilizado consegue esconder as falhas existentes. 

Ao colocar mais de 1 mil carros, era de se esperar que o conteúdo reaproveitado dos jogos anteriores ficasse muito aquém do esperado. Chega a ser desanimador ver o Playstation 3 com imagens desse porte.

É verdade que a cortina de água que os veículos levantam ao passar pelo asfalto molhado é interessante. A resposta da iluminação nas gotículas é realmente impressionante e chama a atenção de qualquer um. Entretanto  isso acabou ficando a parte.

Ao entrar em contato com as bordas dos carros, a textura dessa nuvem sobrepõe-se à do veículo, levando a resolução do automóvel a verdadeira falha. O resultado dessa salada toda é um festival de serrilhados e a sensação de que temos pixels animados correndo na pista.


Nota: 9,1


Postado por: Gustavo Soares

































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